domingo, 16 de dezembro de 2012

HOMOSSEXUALISMO ou HOMOSSEXUALIDADE: Além da nomenclatura


Recentemente, fui contestado por um amigo em função de um comentário meu em uma rede social que lhe soou homofóbico. Afirmei-lhe que não tenho absolutamente nada contra quaisquer orientações sexuais, inclusive, sou um assumido defensor do direito dos gays de se casarem civilmente. Conclui essa linha de raciocínio dizendo que discordo sim dos MILITANTES DO HOMOSSEXUALISMO.

Essa posição implica dizer que defendo os DIREITOS, e não os privilégios da classe: Parada Gay patrocinada por dinheiro público, a estapafúrdia ideia que circulou tempos atrás de criar COTAS em CONCURSOS para gays, e em especial o chamado KIT GAY, com vídeos que seriam exibidos para alunos de até 8 anos de idade. Tais vídeos mostravam cenas como uma em que alguém diz que ser gay tem vantagens, por exemplo, na balada, porque você tem 50% a mais de chances de ficar com alguém. A isso, sim, meu repúdio.

O pior item dessa pauta é a criminalização da homofobia. Bater em alguém, demitir outrem, ridicularizar pessoas...Tudo isso já é ilegal e pode ser punido com base nas leis já vigentes. Costumo dizer HOMOFOBIA (o fato de não gostar, e não querer o convívio próximo com a classe) É IDIOTICE, MAS NÃO UM CRIME

Mas vejam a que nível chegou a capacidade do brasileiro de pouco se indignar com a corrupção envolvendo dinheiro público, mas muito se indignar com uma simples questão de  nomenclatura. Quase fui decapitado por usar o termo HOMOSSEXUALISMO, no lugar de HUMOSSEXUALIDADE.

A justificativa dos militantes é que o sufixo ISMO se aplica quando se abordam doenças, o que, obviamente, não é o caso dos gays. Esse papo começou a ser difundido há alguns anos pelos sindicalistas do movimento gay no Brasil. Entrou na moda e é politicamente correto usar o termo que lhes agrada. Porém essa baboseira não aguenta 5 minutos de argumentação linguística, etimológica ou gramatical.

Ao meu interlocutor, que afirmara com convicção que eu, como professor, deveria saber que ISMO significa doença, retruquei perguntando sobre os verbetes OTIMISMO e PATRIOTISMO, se indicam doença. A resposta foi um hiato...mais um hiato.... e aí, um “deixa isso pra lá”.

Como não seguimos no assunto, não pude lhe perguntar se ele acha que CRISTIANISMO indica pessoas doentes. Talvez essa gente ache que GOVERNISMO é uma doença. Se bem que, nesse ponto, se falarmos do PMDB, concordarei com eles.

Como sou professor de português, bem lembrado por meu interlocutor, tenho que saber sim o significado do sufixo ISMO. Uma rápida pesquisa para fundamentar minha opinião mostra que, de acordo com ANTONIO HOUAISS, e aí, não sou mais eu quem fala, ISMO produz nomes que veiculam um conjunto variado de sentidos, desde movimentos políticos ou religiosos a meios profissionais.

Este problema vai muito além da ortografia, da semântica ou da pragmática. A discussão, à primeira vista, banal, sobre o termo, revela o espírito ditatorial com que os militantes do movimento gay tratam a questão. Inventam uma tolice e querem empurrá-la, sem nenhum  embasamento teórico, goela abaixo dos seus aliados e, vejam que topete!, dos seus não aliados. Vale até refletir sobre outra invencionice: a da PresidentE DIlma de ser chamada de PresidentA, como se ela ficasse contentA ao visitar o seu dentistO, ou dar entrevista a um famoso jornalistO.

A impressão que fica, findo o assunto, é que alguns militantes gays não querem Direitos Iguais, e sim Direitos a mais. Todos devem ser respeitados- gays, hetero ou o que for-, mas nem todos estão obrigados a gostarem uns dos outros. Com tal virulência, os ânimos apenas se tencionam mais, e as reivindicações da classe (a maioria delas, pra lá de justas) ganham menos respaldo popular.