terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pelo Dia do professor

As pessoas sabem que eu posso ser muita coisa, menos um lugar-comum. Não queria ser mais um a dizer PARABÉNS PELO NOSSOS DIA, PROFESSORES.

Trato de fazer sim uma reflexão de como valeu a pena, passados 10 anos da escolha por um curso de licenciatura, e 6 anos da primeira vez que entrei em uma sala de aula na posição invertida a de costume (aos míseros 22 anos), ter me tornado um PROFESSOR, com muito orgulho!

Sei que tive sorte acima da média. E sei sobre tudo que tive competência acima da média para ocupar o posto em que me encontro. E reconheço a importância de tantos e tantos que foram meus mestres e hoje são meus colegas.

Sei das dificuldades que a maioria de nós enfrenta, em termos salariais e estruturais.Lamento que muitos tenham que trabalhar 3 turnos por dia para que no fim do mês tenham um salário meramente digno, que enfrentem distâncias inglórias para alcançarem seus locais de trabalho, que enfrentam alunos vagabundos, violentos, desrespeitosos, drogados, pais coniventes com a sem-vergonhice de seus filhos, gestores preguiçosos que tornam o já árduo trabalho docente praticamente impossível, governantes que preferem investir em uma banda para tocar Funk na cidade a investir em um ônibus para transportar alunos e tantas eticéteras que poderia incluir nesse parágrafo! E sei também como eu gostaria de poder em um futuro nada distante contribuir para atenuar esse quadro.

Acima de qualquer lamentação, porém, está minha confiança de que somos, todos e cada um, responsáveis por uma mudança de rumo do nosso país. Mudança esta que virá através de nossos alunos, quem serão em médio e longo prazo os engenheiros, médicos, advogados, políticos, pensadores, empresários e autônomos que levarão nosso país a atingir, em um futuro, talvez tão longínquo que eu não o consiga vivenciar, um tal, e já duvidoso, MUNDO MELHOR.

Tentando ser sintético, e sei que nunca consigo, MEU ENORME PARABÉNS A CADA UM DOS MEUS COLEGAS DE PROFISSÃO, e meu maior ainda OBRIGADO a vocês, demanda principal de nosso sacerdócio, foco número 1 de nossas vidinhas medíocres, MEUS ALUNOS de ONTEM e de HOJE.